Em qual das alternativas Há uma oração subordinada adjetiva explicativa?

Em qual alternativa há oração subordinada adjetiva explicativa?

A única alternativa que possui uma oração subordinada adjetiva explicativa é: a) ( ) Lá no porto estava um navio que apitava.

Em qual período há uma oração subordinada adjetiva?

No primeiro período, há uma oração subordinada adjetiva desenvolvida, já que é introduzida pelo pronome relativo “que” e apresenta verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo. No segundo, há uma oração subordinada adjetiva reduzida de infinitivo: não pronome relativo e seu verbo está no infinitivo.

Como saber se a oração é subordinada adjetiva ou substantiva?

Orações Subordinadas

  1. As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. …
  2. As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem função de adjetivo. …
  3. Leia também: Exercícios de orações subordinadas adjetivas.
  4. As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio.

Quais são as orações adjetivas explicativas?

Hoje falaremos sobre as ORAÇÕES ADJETIVAS. Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa

A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

ISSO É INTERESSANTE:  Questão: O que são os tesouros de Deus?

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Como saber qual é a oração principal?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Como identificar uma oração subordinada substantiva?

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.

São dela as palavras que convencem?

c) São dela, as palavras que convencem… –> São dela, as palavras convincentes… d) Lamento, mas essas são atitudes que não posso perdoar. –> Lamento, mas essas são atitudes imperdoáveis.