O que Deus fez pelo povo de Israel?

O que Deus disse ao povo de Israel?

Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro e a espada da tua alteza; pelo que os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas (trecho das bênçãos de Moisés ao povo de Israel, Dt 33:29).

Qual é a aliança que Deus fez com o povo de Israel?

Sem sombra de dúvidas, a aliança mais relevante de Deus com seu povo foi selada com o sangue de Cristo: “Semelhantemente, (Jesus) depois de cear, tomou o cálice, dizendo: este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós” (Lc 22.20).

Qual foi a desobediência do povo de Israel?

Essa impaciência de Sara e Abraão gerou conflitos em Israel que perduram até hoje, ou seja, são frutos da desobediência de um povo. O Senhor desejava que Israel fosse responsável pela salvação de todos, mas tudo que Ele planejou foi frustrado por culpa do próprio povo.

Porque o povo de Israel foi punido?

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo.

ISSO É INTERESSANTE:  Como prega a palavra Deus?

Quais foram as murmurações do povo de Israel?

Sabemos pelos registros bíblicos que o povo hebreu caminhou a pé enxuto pelo meio do mar. Mas mesmo assim o povo não deixou de murmurar. A jornada do povo hebreu, do Egito a Canaã, foi marcada pela murmuração, prova de rebeldia e incredulidade do povo contra a provisão e os planos de Deus.

Em que consistia a aliança de Deus com Israel?

Aliança (em hebraico: berith; em grego, segundo a versão septuaginta, diatheke), no sentido bíblico, refere-se ao pacto entre Deus e os homens. Refere-se à decisão de Deus de salvar a humanidade por meio de sua graça. Assim, segundo o cristianismo, Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar os homens.

Quais foram as consequências da desobediência do povo de Israel?

Hoje para nós são nossas fábricas, comércio e também o campo de onde vem nossa alimentação. Mas a nossa desobediência tem sido tanta que a terra não dá mais seu fruto no tempo certo e as fábricas fecham por crises, pessoas deixadas sem empregos com famílias para criarem, pois não ouvimos atentamente a voz de Deus.

Qual foi a desobediência de Sansão?

(14:8-9), também não podia beber vinhos e o fiz. Deixei-me envolver por mulheres estrangeiras também em desobediência, mesmo sabendo que não daria conta de reagir e seguir o meu chamado, ser alguém a representar Deus entre o meu povo.