O que levou Jonas a desobedecer a ordem de Deus?

Qual o motivo de Jonas não queria pregar em Nínive?

Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos. Jonas queria que Deus cumprisse o Seu juízo sobre eles. Por isso não foi para Nínive.

O que podemos aprender com a história de Jonas?

A história de Jonas na barriga do peixe é uma das mais conhecidas da narrativa bíblica. Ela nos conta de um profeta de Deus, chamado Jonas, que recebeu a direção divina para pregar a Palavra na grande cidade Nínive, uma das maiores da época. Porém, o profeta decidiu fugir da Presença do Senhor.

Qual o propósito do livro de Jonas?

Enquanto os profetas ameaçam as nações pagãs, o livro de Jonas relata a conversão dos ninivitas e anuncia a misericórdia a esse que foi um dos povos mais odiados por Israel. Os profetas estão solidamente enraizados na situação político-social; Jonas parece estar solto no ar.

O que aprendemos com a desobediência de Jonas?

Desobedecer é agir de maneira contrária a alguma ordem. Já teimosia, é a insistência na coisa errada. Além de o profeta ter desobedecido e teimado contra Deus, Jonas também tinha a plena consciência de que estava fugindo do Senhor, como se Ele não soubesse de todas as coisas que nos advêm.

O que podemos aprender com Jô?

O livro de contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

ISSO É INTERESSANTE:  Onde está escrito na Bíblia sobre o livro da vida?