Pergunta frequente: Em qual Evangelho Jesus é apresentado como o próprio Deus?

Como o Evangelho de Mateus descreve Jesus?

Mateus apresenta Jesus como o Senhor e Mestre da igreja; a nova comunidade, que é chamada a viver um nova ética do Reino dos céus. Jesus declara: “a igreja” como seu instrumento selecionado para cumprir os objetivos de Deus na Terra (16.18; 18.15-20).

Como João apresenta Jesus em seu Evangelho?

Cristologia. O Evangelho de João apresenta uma “alta Cristologia”, que representa Jesus como divino, e ainda subordinado ao único Deus. João dá mais foco à relação do Filho com o Pai do que os sinóticos, como se vê no capítulo 17 do Evangelho.

Quem é Jesus segundo os Evangelhos?

No momento em que os Evangelhos de Lucas e Mateus foram escritos, Jesus é retratado como sendo o Filho de Deus, desde o momento do nascimento. Finalmente, o Evangelho de João retrata o Filho como existente desde o “princípio”.

Como João descreve Jesus?

João, portanto, identifica o Jesus histórico com o Cristo cósmico, cujo reina- do ultrapassa todas as coisas deste mundo e do mundo inferior. Cristo, o Messias, reina sobre todas as coisas: no Hades, na terra e no céu. Aquele que é “semelhante a um Filho do Homem” é o Senhor exaltado da Igreja.

O que nos ensina o livro de Mateus?

O Evangelho de Mateus está muito alinhado com o judaísmo do primeiro século, e tem sido associado aos evangelhos judaico-cristãos; ressalta como Jesus teria cumprido as profecias judaicas. … Seu evangelho é o único a mencionar a Igreja ou ecclesia. Mateus também enfatiza a obediência e a preservação da lei bíblica.

ISSO É INTERESSANTE:  Questão: Quais as principais doutrinas de Jesus Cristo?

Qual a mensagem central do Evangelho de Mateus Jesus como rei?

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. … O evangelho de Mateus também nos ajuda a ver paralelos entre o ministério de Moisés e o de Jesus Cristo.

O que aprendemos com o Evangelho de João?

A maior parte deste evangelho é dedicado a relatar fatos da trajetória de Jesus Cristo, sobretudo suas palavras durante seus últimos dias. Esses, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Cristo, Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20,30:31). …

Quem são os 4 Evangelho?

Dessa forma, os quatro primeiros livros do Novo Testamento que registram a vida de Jesus são chamados de “evangelhos” ou “boas novas”, os quais são atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João.

O que o Evangelho de João fala sobre Jesus?

Jesus é a porta das ovelhas

A vida que Deus concede aos seus filhos. As ovelhas são as pessoas que creem nele e passam pela porta. Este versículo fala do que acontece com quem passa pela porta que é Cristo além de receber vida eterna.

Porque Jesus é o Rei dos Reis?

Ele é o Rei do Reino de Deus. Precisamente, Jesus é Rei porquanto inaugura o Reino no meio do povo por meio de suas ações e palavras. … Jesus é Rei do Reino que é de Deus. Por isso, interessa-nos seu agir, pois se configura na manifestação e na inauguração do Reino de paz e justiça no meio do povo.