Pergunta frequente: O que é a multimistura da Pastoral?

Quais são os ingredientes da multimistura?

Multimistura ou farinha múltipla é composto por farelos (arroz, trigo e milho), sementes (abóbora, melancia e gergelim), pó de folhas verde-escuras ( aipim, batata doce e abóbora) e casca de ovo que apresenta variações regionais em termos quantitativos e qualitativos da formulação.

Para que serve a multimistura da Pastoral?

Desde 1985 a multimistura, composta por 70% de farelos de arroz ou trigo, 15% de pó de folhas de mandioca e 15% de pó de sementes (gergelim ou abóbora), é utilizada, especialmente pela Pastoral da Criança para tentar combater a desnutrição infantil.

Como preparar a multimistura da Pastoral?

Ingredientes

  1. 50 gr de casca de ovo fervida, torrada e triturada (opcional)
  2. 50 gr de semente de abóbora torrada ou semente de gergelim triturada.
  3. 600 gr de farelo de arroz triturado e cozido (sem colocar água)
  4. 200 gr de farinha de milho ou fubá

O que é e para que serve a multimistura?

A multimistura contém um concentrado de minerais e vitaminas. Repõe nutrientes fundamentais como o zinco, magnésio, ferro, vitamina A, vitaminas do complexo B e outras. Também reduz a absorção de metais nocivos como o mercúrio, o chumbo e o alumínio.

Como fazer multimistura em casa?

Preparo da multimistura

  1. 3 medidas de farelo de arroz;
  2. 3 medidas de farelo de trigo;
  3. ½ medida de sementes de gergelim;
  4. ½ medida de sementes de girassol;
  5. ½ medida de sementes de abóbora, melancia e melão misturadas;
  6. ½ medida de folhas de abóbora;
  7. ½ medida de folhas de batata-doce.
ISSO É INTERESSANTE:  Como fazer a ladainha do Salmo 23?

O que é bom para desnutrição?

Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais, bem como proteínas magras, ajuda no combate à desnutrição. Alimentos e bebidas ricos em gordura ou açúcar não são essenciais para a maioria das pessoas e só devem ser consumidos em pequenas quantidades.

Como usar folha de mandioca para anemia?

Remova as folhas velhas e os talos até ter dez punhados de folhas novas, o suficiente para uma refeição para três ou quatro pessoas. Aqueça uma panela com água (cinco litros) até ferver. Coloque os punhados de folhas de mandioca dentro da água por 4–5 minutos, para retirar o veneno.

O que fazer para uma criança desnutrida?

Uma alimentação rica em banana, grão-de-bico e amendoim ajuda na recuperação da flora intestinal de crianças desnutridas, de modo a impulsionar seu desenvolvimento. É o que mostra uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Washington, nos EUA, publicada na revista científica Science.

Como fazer suplemento com casca de ovo?

retire as cascas da água e leve-as para secar em forno baixo (mas acima de 70°C), até que fiquem em tom amarelado; feito isso, bata as cascas no liquidificador para serem trituradas; passe pela peneira para que fique somente um pó mais fino e descarte os grânulos maiores. Prontinho!

O que é a farinha enriquecida?

“Os alimentos enriquecidos são acrescidos de algum nutriente, como por exemplo, ferro, cálcio ou alguma vitamina. Já os integrais são fabricados a partir de farinhas não refinadas, ou seja, possuem um teor de fibras maior quando comparado ao mesmo produto elaborado com a farinha refinada”, explica.