Porque Jonas desobedeceu o pedido de Deus?
Porque eu fazia coisas erradas e/ou desobedecia quando não queria fazer determinada tarefa dada por meus pais. No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive. Jonas desobedeceu a Deus, e não ficou por isso mesmo.
Qual foi o motivo que Jonas não quis ir para Nínive?
Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos. Jonas queria que Deus cumprisse o Seu juízo sobre eles. Por isso não foi para Nínive.
O que a história de Jonas nos ensina?
Deus direciona uma palavra aos nossos corações, Ele nos chama para Sua vontade, nos chama para perto de Si; Ele pede que, simplesmente, abramos nossos corações para que Ele entre e nos preencha com Sua Presença, mas, simplesmente, fazemos o oposto: trancamos a porta de nossos corações e não O deixamos entrar.
Mas o que tinha recebido um só, foi-se e fez uma cova no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.” Quando aquele que recebeu um talento foi questionado do motivo de tê-lo enterrado, respondeu: “Senhor, eu soube que és um homem severo, ceifas onde não semeaste e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder …
Qual o objetivo do livro de Jonas?
Enquanto os profetas ameaçam as nações pagãs, o livro de Jonas relata a conversão dos ninivitas e anuncia a misericórdia a esse que foi um dos povos mais odiados por Israel. Os profetas estão solidamente enraizados na situação político-social; Jonas parece estar solto no ar.
O que podemos aprender com Jô?
O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.