Quais são as funções da oração relativa restritiva?

O que é uma oração relativa?

Orações relativas são orações subordinadas. Normalmente elas não podem existir sozinhas e são dependentes de uma oração principal ou de outra oração subordinada. Elas fornecem mais informações sobre um substantivo ou pronome na oração principal.

O que é uma oração restritiva?

As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. … Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas.

Quantas e quais são as funções da oração relativa?

As orações relativas podem ser restritivas ou explicativas. As orações subordinadas relativas restritivas são orações introduzidas por pronomes relativos e têm por função delimitar o universo de seres representado pelo nome que antecede o relativo. Desempenham a função sintática de modificador restritivo.

Que explicativo exemplos?

Exemplos de frases com orações explicativas

Heloísa ainda deve estar chateada, porque foi muito fria conosco. Vou embora para casa, que estou cansada de esperar por ele. Ele é muito estranho, ou seja, é diferente do habitual.

Quais são os pronomes relativos e suas funções?

Um pronome relativo pode ser variável ou invariável, ele tem a função de substituir um termo da oração anterior e estabelecer relação entre duas orações. Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor.

ISSO É INTERESSANTE:  Qual a classificação da expressão meu Deus?

O que é oração relativa cortadora?

Consiste este trabalho da investigação de uma forma particular de organização da oração relativa, mais especificamente a denominada relativa cortadora, aquela em que ocorre um “corte” do sintagma nominal relativizado e da preposição que precede o pronome relativo.

Como saber se a oração é restritiva ou explicativa?

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.

O que significa adjetiva explicativa?

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

Quais são as funções Sintaticas dos pronomes relativos?

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente.

Qual a função do pronome QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. … Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo “que” exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Quais são os tipos de função sintática?

O que é função sintática?

  • Essenciais: sujeito e predicado.
  • Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.