Qual a diferença entre orações adjetivas restritivas e explicativas Cite dois exemplos?

Que restritivo e explicativo?

Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. … Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.

Como saber se a oração é restritiva ou explicativa?

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.

O que é sentido explicativo?

As explicativas são acessórias. Acrescentam uma qualidade ao antecedente, tornam mais claro o seu sentido, mas não são indispensáveis ao sentido essencial da oração principal. Costumam ser postas entre vírgulas: «o meu pai, que era jardineiro, tratava as flores como suas filhas».

Quais são as orações adjetivas explicativas?

Hoje falaremos sobre as ORAÇÕES ADJETIVAS. Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido. Devem ser marcadas com vírgulas.

Quando a vírgula é explicativa?

Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.

ISSO É INTERESSANTE:  O que Deus fala Deus cumpre?

O que é uma frase explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que. Há, contudo, diversas outras conjunções explicativas.

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa

A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

O que é oposto explicativo?

Aposto Explicativo

Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas. Exemplos: Pelé, o rei do futebol, fez mais de mil gols.

Para quê explicativo?

Significado de Explicativo

adjetivo Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação.

Qual é a diferença entre restringir e explicar?

São classificados como orações subordinadas adjetivas. Quando não possuem vírgulas, são restritivas (como em 1); quando possuem, explicativas (como em 2). Você sabia, todavia, que, por conta dessas vírgulas, o sentido entre elas é bastante diferente? Restringir significa limitar, separar, dividir.