Qual era a função da arte barroca para a Igreja Católica?

O que predomina a arte barroca?

As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuraram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. É uma época de conflitos espirituais e religiosos.

O que é a arte barroca?

A arte barroca foi um estilo artístico internacional, utilizado na arquitetura, pintura, escrita, música, e outras áreas culturais. Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época. … A arte barroca tem como uma das principais características a mistura de extremos.

Qual é a função da arte barroca para a Igreja Católica?

A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.

Qual era o papel da Igreja no barroco?

A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes – que aboliram os santos de suas Igrejas – atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma. …

ISSO É INTERESSANTE:  É pecado comer gafanhoto?

Quais são as principais características da pintura barroca?

Uma das principais características da pintura barroca era o uso da luz direcionada a imagem central. A luz não aparecia de forma natural e direcionava o olhar do expectador ao destaque do quadro.

O que foi o barroco resposta?

Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. … Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Como a arte barroca representa as formas humanas?

Expressões dramáticas das personagens retratadas; Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas; Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras; Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.

Qual o objetivo principal da contrarreforma proposta pela Igreja Católica e qual a contribuição da arte barroca para a concretização desse ideal?

Para reconquistar seu prestígio e poder, a Igreja católica organizou a Contrareforma. Ela queria também reafirmar e difundir sua doutrina. Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas.

Porque podemos chamar o barroco brasileiro de barroco temperado?

O gosto pela Arte Barroca veio temperado pela aproximação de realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas que estavam diretamente ligadas ao contexto da época, ou seja, a visão de mundo do homem do século XVII.