Que termo funciona como complemento do verbo da primeira oração?

Como saber o complemento do verbo?

OBS: Para definir qual o complemento verbal, uma dica é observar o verbo ao qual este se liga. Se o verbo for de LIGAÇÃO, então é porque trata-se de um Predicativo, se o verbo for TRANSITIVO DIRETO é porque se trata de um Objeto Direto, e se o verbo for TRANSITIVO INDIRETO é porque seu complemento é um Objeto Indireto.

O que é o complemento de um verbo?

Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.

Como classificar o complemento verbal?

Gramática. Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.

Quais são os complementos do verbo no primeiro período?

São eles o objeto direto e o objeto indireto. Esses complementos verbais são importantes porque há orações cujos verbos não têm sentido completo em si.

ISSO É INTERESSANTE:  Sua pergunta: São Tomás de Aquino e os sete pecados capitais?

Como achar o complemento de uma frase?

Complemento nominal ou adjunto adnominal?

  1. Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.
  2. Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.

Quais são os tipos de complemento?

Os complementos podem ser classificados em três tipos: verbais, nominais e o agente da passiva.

Quais são os complementos desse verbo?

Complemento verbal é o termo da oração que completa ou integra o sentido de verbos transitivos. Esses termos com essa função podem ser: a) Objeto direto: É o complemento verbal que se liga a um verbo transitivo direto, ou seja, é o complemento que está ligado ao verbo sem a presença de preposição.

O que é um verbo transitivo direto?

O verbo transitivo direto é aquele que transita diretamente para o complemento, ou seja, o verbo está ligado de modo direto ao objeto.

Qual é o complemento do verbo suportar?

Assim, aprendemos que os verbos amar, perder, suportar e detestar são verbos transitivos que pedem um complemento: o objeto direto. … O mesmo acontece com o verbo assistir, seguido da preposição a. O complemento dos verbos transitivos indiretos é o objeto indireto.

Que nome se dá ao complemento verbal iniciado por preposição?

Quando há necessidade de preposição, o complemento verbal é chamado de objeto indireto; quando ela não é necessária, o complemento verbal é chamado de objeto direto. … Neste caso o objeto direto é dito preposicionado.

Qual é o complemento verbal de tinha gostado?

e) Qual é o complemento verbal de tinha gostado? … Ao termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto damos o nome de objeto indireto. Dessa forma, a expressão da exibição é objeto indireto da oração “ […] Valéria tinha gostado da exibição.

ISSO É INTERESSANTE:  Porque foi dado o nome de Jesus Cristo?