Sua pergunta: Quais são as classificações das orações subordinadas?

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais. Isso irá depender da relação sintática estabelecida.

Como as orações subordinadas substantivas podem ser classificadas?

Segundo a função que exercem no enunciado, as orações subordinadas substantivas podem apresentar-se em duas formas: reduzidas ou desenvolvidas. … Elas são classificadas em 6 tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Quais são as classificações das orações?

Guia simples e prático sobre Orações Subordinadas

Classificação Função
Subjetiva Exerce a função de sujeito da oração principal.
Objetiva direta Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.
Objetiva indireta Exerce a função de objeto indireto do verbo da oração principal.

Como fazer orações subordinadas?

Orações subordinadas são orações que exercem uma função sintática em relação à oração principal, complementando o seu sentido e sendo dependente dela. A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações.

Que oração subordinada?

Uma oração subordinada, na gramática, é aquela que exerce uma função sintática em relação a uma outra oração, chamada oração principal e que pede complemento ou é uma oração que tem uma certa dependência de sentido em relação a oração principal. Exemplo: Aguardo que você chegue.

ISSO É INTERESSANTE:  Pergunta frequente: Como saber pedir para Deus?

O que significa classificar as orações?

As orações coordenadas são classificadas em sindéticas e assindéticas. Oração coordenada sindética: são aquelas conectadas por meio de uma conjunção. … Aditivas: transmitem uma ideia de adição à oração anterior usando conjunções ou locuções (e, nem, também, bem como, não só, tanto).

Como se divide e classifica uma oração?

DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES

  1. Sublinhar as formas verbais. …
  2. Se tiver apenas uma oração – chama-se ORAÇÃO ABSOLUTA.
  3. Sublinhar e identificar as conjunções ou locuções conjuntivas. …
  4. Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase.

Como se classifica a oração sublinhada?

Orações subordinadas reduzidas: são orações subordinadas iguais às desenvolvidas, com mesmas funções e formações, porém, o verbo encontra-se em uma de suas formas nominais e são assindéticas (não possuem conjunção).