Sua pergunta: Qual a função do ponto e vírgula em A Vida é Curta É preciso viver intensamente intercalar orações?

Quando se usa o ponto de continuação?

Alguns gramáticos chamam de ponto final apenas o ponto que encerra uma sentença. Ao ponto seguido por outras frases chamam de ponto simples. Além de finalizar um período, o ponto é utilizado em abreviaturas (ponto abreviativo: etc., h., S. Paulo) e é muito usado quando apenas uma vírgula bastaria.

Qual a função do ponto e vírgula em Maria gostaria de ter saído porém estava muito cansada?

– Para alongar a pausa de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, etc.) , substituindo, assim, a vírgula.

Quando usar exclamação ou ponto final?

De tal modo, o ponto final é um sinal de pontuação que delimita as frases de um texto, apontando o término do discurso. Note que se as frases forem interrogativas, utilizamos o ponto de interrogação, e se forem exclamativas, o ponto de exclamação.

Quando utilizar ponto e vírgula exemplos?

O ponto e vírgula é usado para separar orações quando o verbo aparece antes da conjunção, que aparece meio da oração. Exemplos: Sabemos que já está na hora de ir embora; queremos, todavia, ficar mais um pouco. Não segui todas as indicações; esperei, contudo, ter um resultado semelhante aos outros.

Qual a diferença entre ponto e vírgula?

Enquanto os dois pontos marcam uma pausa no discurso apresentando uma explicação, exemplificação, síntese, enumeração e os discursos diretos, o ponto e vírgula marca uma pausa maior, sendo usado para separar orações e elementos numa oração.

ISSO É INTERESSANTE:  O que a Bíblia fala sobre profeta?

Que sinal de pontuação foi usado para indicar a fala do personagem?

Traço bem maior que o hífen, o travessão costuma ser empregado nas seguintes situações: 1) No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.