Que Deus te abençoe ou lhe abençoe?
Por isso, a frase “Deus lhe abençoe” está errada gramaticalmente e deve ser reescrita da seguinte maneira: “Deus o abençoe” ou “Deus te abençoe”. Afinal, o verbo “abençoar” é transitivo direto.
Quando usar o pronome lhe ou te?
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu.
O que significa que Deus te abençoe?
Quando alguém te diz: “QUE DEUS TE ABENÇOE” não está só desejando o melhor para você, mas também atuando a seu favor. Pois quando bendizes a alguém, também estás atraindo a proteção de Deus para você. O efeito de abençoar é multiplicador, já que é dado por Deus a seus filhos.
Que Deus a proteja ou que Deus te proteja?
Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja. Se usado o pronome pessoal oblíquo ‘lhe‘, como se fosse objeto indireto, o verbo seria transitivo indireto. Mas esse uso não está estipulado no critério da Gramática Normativa.
Que Deus continue te abençoando muito?
Que Deus continue abençoando a sua vida imensamente. Muita paz, saúde, sucesso e felicidades para você. … Mais um ano celebramos o dom da vida de alguém que Ele escolheu para ser luz para as nações! Que Ele possa te guiar sempre, com muito amor e carinho.
Quando se usa o pronome oblíquo lhe?
O pronome oblíquo lhe é normalmente usado para substituir um objeto em uma frase, com o objetivo de evitar repetição. Ou seja, o pronome lhe substitui o complemento de um verbo quando este verbo usar preposições como a ou para. Quando falamos, é mais comum usar o pronome lhe antes do verbo.
Quando o lhe vem antes ou depois do verbo?
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Quando usar o pronome oblíquo mim?
Mim ou me
- Me: pronome oblíquo átono que exerce a função de objeto direto ou indireto. Não vem acompanhado de preposição.
- Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.