Quais eram os interesses da Igreja?
As relações entre Igreja Católica e Estado foram estreitas no Brasil tanto na colônia quanto no Império, pois, além de garantir a disciplina social dentro de certos limites, a igreja também executava tarefas administrativas que hoje são atribuições do Estado, como o registro de nascimentos, mortes e casamentos.
Quais eram os interesses da Igreja na Idade Média?
Tendo o controle da fé, a Igreja conseguia mandar em todos os aspectos da vida da população durante a Idade Média. O período medieval desperta grande interesse em boa parte das pessoas até hoje, tanto que podemos ver a quantidade de filmes sobre o momento e o sucesso que eles fazem.
A Igreja Católica estava se sentindo ameaçada com as ondas da Reforma Protestante e precisava conquistar novos fiéis. Uma forma de justificar as Grandes Navegações era a questão da busca de novas pessoas que fariam parte do mundo cristão, por isso, muitos as chamavam de Expansão de Fé.
Qual o interesse da Igreja na criação dos estados modernos?
As ações efetivadas pela Igreja Católica foram todas no caminho do despotismo. A Santa Inquisição foi um paradigma de poder machista-patriarcal e autoritário. As Cruzadas eram ações que beiravam a irracionalidade. Nestas ações, a Igreja cruzava fronteiras com o intuito de impor a fé católica a povos islâmicos.
Quais eram os interesses da Igreja Católica em catequizar os indígenas?
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.
Quais os principais motivos que levaram a Reforma Protestante?
A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.
Quais fatores possibilitam compreender o poder da Igreja Católica na Idade Média?
A tentativa de controlar as mentes das populações sob seu domínio, aumentando seu poder de influência e sua riqueza, fez com que a Igreja Católica usasse de todos os meios para se impor. Um desses meios foi a própria doutrinação religiosa.
Quais foram as medidas tomadas pela Igreja Católica para colocar em prática essa reação?
Algumas das medidas adotadas pela Igreja na Contrarreforma foram a criação do Tribunal da Santa Inquisição, a fundação da Companhia de Jesus e a defesa dos dogmas católicos e da infalibilidade do Papa.
Diversos fatores possibilitaram a Grandes Navegações como o aprimoramento das técnicas de navegação, a necessidade de metais preciosos e de se descobrir um novo caminho marítimo para as Índias. Por fim, não podemos esquecer os motivos religiosos, algo importantíssimo naquela época.
Vários fatores contribuíram para as Grandes Navegações. … Como os reis teriam uma participação nos lucros, eles resolveram financiar a expansão marítima. Como conseqüência, os Estados Nacionais seriam fortalecidos facilitando a submissão da sociedade aos reis.