O que a Bíblia diz sobre renúncia?

O que significa renúncia na Bíblia?

Renunciar tem significado abandonar, rejeitar, sacrificar. Abandonar a si mesmo, em propósito. Sacrificar vontades e prazeres em prol de algo maior. … “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mt 16.24.

O que é renunciar o pecado?

Precisamos ter disposição para seguir o Senhor; e para ter disposição para segui-Lo é necessário renunciar a si mesmo. A palavra “renúncia” já diz muita coisa. E renunciar é isto mesmo: é deixar algo para abraçar outra coisa, não dá para abraçar as duas coisas ao mesmo tempo.

O que significa renunciar a si mesmo?

A renúncia de si mesmo é o exercício diário do discípulo de Jesus, a renúncia da vontade, das coisas do mundo, do pecado, do favorecimento e de tantas outras coisas que o mundo nos oferece para carregar a nossa cruz e seguir Jesus.

Qual a importância da renúncia?

Saber renunciar no momento oportuno é uma das chaves para poder avançar, e para que apareçam coisas novas na sua vida. Se você se apegar a algo que não é possível ou que não funciona, você ficará estancado.

O que significa renunciar no amor?

Entregar-se, por exemplo, a um amor é abandonar outros. … E, do que se renuncia e abandona, pode provir, depois arrependimento. Afastar-se de um amor, ainda que, opção feita por lúcidas razões, pode gerar, adiante, a frustração pelo que se deixou de viver.

ISSO É INTERESSANTE:  Quem dançou para Deus na Bíblia?

O que quer dizer a palavra renúncia?

O que significa renúncia:

Renúncia é um termo que caracteriza o ato ou efeito de negar ou rejeitar algo ou uma atitude. Normalmente esta ação está relacionada ao fato de renunciar a alguma coisa, se abdicar de um objeto ou de algo muito importante.

O que Jesus quis dizer com negar a si mesmo?

b) A si mesmo se negue: Aqui Jesus tem como foco que aquele que deseja segui-lo precisa estar alinhado com a Sua vontade. E a vontade de Deus se choca muitas vezes com nossa própria vontade. … Mas o padrão de Jesus é de amá-los. Aqui preciso negar a mim mesmo em apoio à vontade do Pai.

Como batizado tenho conseguido renunciar à mim e abraçar a cruz *?

“Jesus disse a todos: ‘Se alguém Me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-Me’” (Lucas 9,23). Jesus está dizendo para todos que quiserem seguir-Lo que é preciso entrar na disciplina do Evangelho. E seguir Jesus significa ir mesmo atrás d’Ele, tornar-se verdadeiramente Seu discípulo.

O que é seguir a cruz de Cristo?

Tomar a sua cruz: Estar disposto a enfrentar tudo por causa de Cristo, inclusive a morte. Decidir: Jesus quer que seus discípulos estejam realmente dispostos a segui-lo incondicionalmente. … Seguir a Jesus não significa ter conforto e bens; significa renunciar a tudo.

Qual é o Evangelho do dia?

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo.