O que é a Patristica da Igreja?

O que é a Patristica da Igreja Católica?

A Patrística foi uma vertente filosófica que teve início no período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média. O nome “Patrística” faz uma referência aos primeiros padres da Igreja Católica, que se dedicaram a desenvolver uma filosofia que se aproximava do pensamento cristão e do conhecimento religioso.

O que é patrística e qual sua origem?

O que é Patrística e qual sua origem? A Patrística é uma corrente filosófica que surgiu na transição da Antiguidade Clássica (Gregos e Romanos) para a Idade Média. Ela recebeu esse nome porque foi desenvolvida pelos primeiros cristãos, ou seja, os Pais da Igreja Católica.

Quais são as principais características da Patrística?

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. … Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico.

O que foi a educação patrística?

A escola patrística, ou simplesmente Patrística, foi uma corrente filosófica e período da filosofia, coincidindo com os primeiros séculos da era cristã, em que o desenvolvimento filosófico foi realizado por filósofos padres da Igreja Católica, designando um grupo de padres ou um trabalho por eles desenvolvido.

ISSO É INTERESSANTE:  Questão: Como era chamada a dança na Idade Média aprovada pela Igreja Católica?

Quais os três períodos da patrística?

Períodos Patrísticos

A patrística divide-se em: Até o ano 200: dedicou-se à defesa do Cristianismo contra seus adversários; Do ano 200 ao 450: surgimento dos primeiros grandes sistemas de filosofia cristã; Do ano 450 ao século VIII: elaboração das doutrinas já formuladas e de cunho original.

Qual era o objetivo da Patrística?

Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.

Qual a origem da palavra patrística?

Significado de Patrística

Etimologia (origem da palavra patrística). A palavra patrística deriva do latim eclesiástico “patrística”, pelo francês patristique, com o sentido de “doutrina dos Santos Padres”.

Quando começou a patrística?

A Filosofia Patrística foi um período que se iniciou com a transição entre a Antiguidade e o Medievo. Marilena Chaui destaca que a Filosofia Patrística “inicia-se com as Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João e termina no século VIIIi“.

Quais são as principais características da filosofia medieval?

A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã. A filosofia medieval abordava essencialmente os problemas relacionados com a crença e a influência de Deus para a realidade. Além do desenvolvimento natural de áreas como a lógica e ética.

Qual a principal característica da Patrística que a diferencia do mito no mundo grego?

Característica da Patrística

Ela se baseia, principalmente, na filosofia grega. Isso porque os filósofos dessa época tinham como principal propósito entender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Basicamente, uma forma de racionalizar a fé cristã.

ISSO É INTERESSANTE:  Você perguntou: Quem foi chamado de amigo de Jesus?

Quem foram os principais representantes da Patrística?

Os principais pensadores da Patrística Latina são: Minúcio Felix (séculos II-III), Tertuliano (séculos II-III), Ambrósio (século IV), bispo de Milão; Jerônimo (séculos IV-V); Santo Agostinho (séculos IV-V); e Boécio (séculos IV-V).