Qual é o cálice de Jesus?

Porque Jesus falou afasta de mim esse cálice?

No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39. 42; Mc 14, 36; Lc 22, 42).

Qual o cálice que Jesus tomou?

Cálice que Jesus usou na última ceia, de acordo com a tradição católica, estaria em León, no noroeste do país. Na Espanha, um grupo de cientistas garante que encontrou o Santo Graal – o cálice usado por Jesus Cristo na última ceia.

Quais os sentidos possíveis para a palavra cálice?

Afinal, cálice, na verdade, é cale-se. Ou seja, em pai, afasta de mim esse cale-se, Chico pede que possa se expressar em paz. Mas o cantor aproveita o jogo de palavras e estende a ideia: o cale-se é manchado do sangue vindo da repressão imposta pela ditadura. Afinal, cálice, na verdade, é cale-se.

O que o autor da música quer dizer com Pai afasta de mim este cálice?

Cálice é uma canção com muitas metáforas nas quais Chico Buarque e Gilberto Gil usaram para contar sobre a situação em que vivia a sociedade durante a ditadura militar. O desejo expresso na canção é o de se livrar das desigualdades sociais no Brasil nesse período.

ISSO É INTERESSANTE:  Quantos padrinhos pode ter na Igreja Católica?

O que Jesus disse quando pegou o cálice?

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês.

O que Jesus pediu ao Pai?

Então ele ergueu seus olhos para o céu e disse: “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). Essa declaração de Jesus é extremamente séria, pois nela se esconde uma terrível condenação. … É para essas pessoas que Jesus pede a misericórdia divina.