Qual foi a contribuição da Igreja Católica para a administração?

Qual a influência da Igreja Católica para a administração?

A Igreja Católica juntamente com a as organizações militares estabeleceram o princípio de direção enquanto função administrativa. … A grande influência da organização militar está na unidade de comando e na rígida hierarquia elementos que até hoje permanecem nas empresas modernas.

Quais as contribuições da Igreja Católica e do Exército para a consolidação da administração?

As principais influências do Exército: _ Princípio da unidade de comando; _ escala hierárquica; … para as instituições da Igreja Católica, seguindo uma hierarquia de autoridade apresentando um estado-maior e uma coordenação funcional comandada por uma única pessoa – o Papa – servindo de modelo para diversas organizações.

Qual foi a influência da organização militar para a administração?

A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. … Uma outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer.

ISSO É INTERESSANTE:  Quanto tempo Jesus orou para escolher os discípulos?

Qual é a importância da Igreja Católica na administração dos reinos e impérios?

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. … Tal fato a tornou herdeira da cultura clássica, pois no universo medieval a Igreja Católica monopolizava o conhecimento.

Qual foi a influência da Revolução Industrial para a administração?

A administração moderna veio em resposta a consequências da revolução industrial, são elas: – Crescimento vertiginoso e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.

Qual a influência de Karl Marx e Friedrich Engels para a administração?

Karl Marx (1818 – 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895) propuseram uma teoria da origem econômica do Estado. … 23) escreve que, de acordo com Marx e Engels a dominação econômica do homem pelo homem é a geradora do poder político do Estado, que vem a ser uma ordem coativa imposta por uma classe social exploradora.

Qual foi a influência do exército na formação da teoria da administração?

As organizações militares foram a primeira base científica da Administração, nesse sentido se consubstancia no alicerce dessa Ciência Social, sendo fundamental o conhecimento de certos detalhes das contribuições visando a aplicação de suas teorias e princípios com eficiência.

Qual foi a contribuição de Adam Smith para a administração?

Deu importância ao planejamento e organização dentro das funções da Administração. Em sua análise abordou que divisão do trabalho elevava a produtividade por aumentar a habilidade e a destreza de cada trabalhador em determinada tarefa.

Qual foi a influência dos filósofos na administração?

Desde a antiguidade, a administração recebe influência da filosofia. De acordo com o ponto de vista do filósofo Sócrates (470 a.c.-399 a.c.) em relação a administração é que seria uma habilidade pessoal separada a experiência e o conhecimento técnico.

ISSO É INTERESSANTE:  Questão: Quem é Jesus para Mateus?

Qual foi a influência dos economistas liberais para a administração?

Surge o conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico. Smith ainda cria os conceitos de racionalização da produção, especialização e divisão do trabalho. … Ele reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das funções da administração.

Qual foi a influência dos pioneiros e empreendedores para a administração?

Influência dos Pioneiros e Empreendedores Caracteriza-se como a consolidação das condições necessárias para o surgimento das novas teorias administrativas: – crescimento da preocupação com oconsumo direto; – surgimento das indústrias ferroviárias, de ferro e de aço; – surgimento dos ‘impérios industriais’ e dos …

Quais são as influências sofridas pelas teorias de administração?

A teoria da administração científica, que tem influenciado a organização e gestão do trabalho industrial, também tem influenciado os serviços de saúde e a enfermagem.