Qual foi a primeira cidade do Espírito Santo?

Foi a primeira cidade do Espírito Santo?

A história dos europeus em território capixaba começou em 23 de maio de 1535, quando os colonizadores portugueses, chefiados pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, desembarcaram na Capitania do Espírito Santo. Nesse mesmo ano, foi fundada a povoação de Vila Velha, o primeiro núcleo populacional da capitania.

Onde começou o Espírito Santo?

Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.

Onde se localiza a cidade de Espírito Santo?

O Espírito Santo fica na região Sudeste do Brasil, fazendo divisa com o estado da Bahia ao norte, Minas Gerais ao oeste, Rio de Janeiro ao sul e ao leste pelo oceano é banhado Atlântico.

Qual foi a primeira cidade capital fundada na Capitania do Espírito Santo?

O donatário português da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, fundou, em 1535, a atual cidade de Vila Velha, que passou a ser a capital da capitania.

Qual é o menor município do Espírito Santo?

Esta é uma lista dos 79 municípios do estado de Espírito Santo por área territorial.

Classificação.

ISSO É INTERESSANTE:  O que significa orar com uma pessoa?
Posição 1
Município Linhares
Área (km²) 3 496,263
% do estado 7,5883

Qual o município do estado do Espírito Santo tem menos habitantes?

Enquanto na Região Metropolitana e nos principais municípios das microrregiões houve crescimento da população, em 17 cidades do interior teve queda. Os destaques ficam com Muniz Freire, que perdeu 143 moradores, e com Afonso Cláudio, que tem agora 129 habitantes a menos.

Qual é o município do Espírito Santo?

Lista de municípios do Espírito Santo

# Município Código IBGE
1 Afonso Cláudio 3200102
2 Água Doce do Norte 3200136
3 Águia Branca 3200169
4 Alegre 3200201

Qual é a história do Espírito Santo?

A área hoje ocupada pelo Estado do Espírito Santo foi doada pela coroa portuguesa a Vasco Fernandes Coutinho. O fidalgo português chegou à capitania em 23 de maio de 1535. Como era domingo, a região foi batizada com o nome Espírito Santo. Até o século XVII, a área foi alvo de guerras entre portugueses e indígenas.

Qual foi a localização inicial dos imigrantes no Espírito Santo?

Primeiramente, os imigrantes chegaram à colônia de Santa Leopoldina pela cidade de Vitória e foram de canoa até onde o rio Santa Maria permitia. Ao chegar, receberam seus lotes de terras que eram demarcadas a margem do curso d’água e ao longo dos fundos dos vales (BERGAMIM, 2006).